O caririense Teodoro Silva Santos assume como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no próximo dia 22. Desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, Teodoro foi nomeado ministro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com decretos da presidência da República publicados no Diário Oficial da União de sexta-feira, 10.
Além de Teodoro, o presidente Lula oficializou as nomeações da advogada Daniela Teixeira e do desembargador Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Afrânio Vilela. Os três novos ministros foram submetidos a sabatina no Senado no dia 25 de outubro, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
Teodoro foi escolhido em uma lista de quatro nomes também formada pelo Pleno do STJ. Teodoro disputou com outros 56 juízes a vaga e vai ocupar a vaga do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, que faleceu em abril.
Natural de Juazeiro do Norte, Teodoro também contou com apoio do ministro da Educação, Camilo Santana (PT) e do governador Elmano de Freitas (PT) para a indicação.
Durante sua carreira, Teodoro atuou como advogado, promotor de Justiça, procurador da Justiça, desembargador e corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).