Quadro atual aponta para uma renovação na bancada deputados federais inferior a 50%

Na disputa de deputado federal deve alcançar uma renovação próximo de 45%. Dos atuais 22 deputados, dois desistiram e a tendencia é eleger oito de 1º mandato.

16/03/2022 | Madson Vagner | Ceará

A proximidade das eleições, motivam partidos e especialistas a calcular quantos deputados cada partido pode fazer. No caso da disputa para a Câmara Federal, a bancada cearense tende a quadro de renovação próximo de 45%. Dos atuais 22 deputados, dois desistiram e o Ceará tende a eleger oito deputados de 1º mandato.

O PDT tem cinco e diz que pode chegar a seis, mas almeja sete com base no trabalho de articulação feito pelo senador Cid Gomes. O PL do presidente Bolsonaro, tem hoje um deputado federal e aposta que pode eleger mais três; mas sonha com quatro. O União Brasil tem quatro e quer manter o número; entretanto, o bom desempenho da candidatura de Capitão Wagner pode levar a cinco eleitos.

MDB, PSD e PT fazem com certeza dois. Mas as três siglas têm outras pretensões: MDB sonha com três, PSD com quatro e PT, também, espera quatro. A questão é essa soma chegar a 22. Se levadas em consideração as avaliações dos partidos, sobrará gente.

(Com informações da coluna Rebate, Jornal do Cariri).

Relacionadas:

Topo