Salitre tem o pior acesso ao saneamento no Cariri; Juazeiro, Penaforte e Brejo Santo entre os melhores

Os dados divulgados pelo IBGE revelam números de saneamento, coleta de lixo, acesso a água potável e banheiro dentro de casa. Salitre é pior.

02/03/2024 | Madson Vagner | Ceará

As recentes divulgações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda relacionadas ao Censo 2022, referentes aos domicílios, revela uma triste realidade em Salitre. O município tem piores condições de saneamento, abastecimento de água e acesso a coleta de lixo do Ceará. Para piora, 43% da população de Salitre dependem do carro-pipa como principal forma de abastecimento de água.

No Município, 49,1% dos moradores não têm acesso à água encanada; somente 55,6% das residências têm banheiro; e em 22,2% dos domicílios não existe banheiro. Apenas 42,6% dos moradores têm acesso à coleta de lixo; e 53,1% o queimam na propriedade.

Segundo o IBGE, no Cariri, Juazeiro do Norte, aparece entre os que apresentaram melhores resultados em algumas categorias como: mais de 94% dos domicílios possuem ligação à rede geral de esgoto; 93,74% têm rede geral de distribuição canalizada até dentro de casa, apartamento ou habitação; e 97,22% dos moradores têm seus lixos coletados no domicílio.

Penaforte e Brejo Santo, também, estão entre os nove municípios do Ceará em que a maior parte da população tem acesso à rede de esgoto.

Relacionadas:

Topo