Comissão estadual decidirá futuro do PDT no Crajubar

A comissão é formada por André Figueiredo, Roberto Cláudio, Antônio Henrique, Cláudio Pinho e Queiroz Filho.

21/01/2024 | Madson Vagner | Ceará

Empossado na sexta-feira (12), o novo diretório estadual do PDT no Ceará, promete acompanhar de perto a política de alianças no estado. Como primeiro ato, a cúpula do partido formou uma comissão de cinco membros para acompanhar e orientar a política de aliança em todos os municípios com diretórios.

A comissão, presidida pelo deputado federal André Figueiredo, é composta pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e os deputados estaduais Antônio Henrique, Cláudio Pinho e Queiroz Filho. O grupo tem como prioridade, formar uma base forte para disputar vagas em Câmaras e Prefeituras.

Membro da Executiva estadual e presidente do PDT de Barbalha, Geraldo Sinésio, disse que serão revistos todos os diretórios municipais do estado e algumas mudanças já estão a caminho. Ele justifica a decisão no estatuto do partido que prevê, em cidades com mais de 200 mil eleitores, que a orientação seja feita pela direção nacional; enquanto em cidades com menos eleitores, cabe a estadual a orientação.

Apesar da tensão estadual com o PT, no Crajubar a discussão avança para manutenção da aliança em Crato e Barbalha. Em Juazeiro do Norte, há uma conversa com o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos). Hoje, o partido está sob o comando do ex-prefeito Arnon Bezerra, base do Governo do Estado, e que tem demonstrado a vontade de se manter à frente do partido.

Mesmo não descartando a possibilidade de candidaturas próprias, Geraldo diz que não há previsão de disputa majoritária em nenhuma das três cidades.

Em Barbalha, a direção municipal fez uma reunião com filiados na quinta-feira (11), quando discutiu estratégias para a eleição deste ano. A maioria opinou pela manutenção do apoio ao prefeito Guilherme Saraiva (PT), eleito pelo PDT. Apesar da tese de apoio ser maioria, houveram defesas de candidatura própria.

No Crato, a discussão vem sendo feita entre André Figueiredo e o prefeito Zé Ailton Brasil (PT). A informação do vereador Matheus Leite (PDT), líder do prefeito na Câmara, é que o próprio André já garantiu que o PDT permanecerá na base de Zé Ailton. No partido, presidido por Caio Bem, a discussão é sobre a indicação do candidato a vice-prefeito na chapa majoritária. Matheus observa que, ainda, não há discussão de nomes.

Em março, os diretórios dos três municípios devem passar por mudanças e as decisões de alianças serão referendadas pela comissão estadual do partido.

Relacionadas:

Topo