Sem aceno de Elmano, bolsistas da Funcap pedem ajuda de Idilvan para reajuste

Na pauta da reunião entre Idilvan e bolsistas do Funcap, o reajuste das bolsas, hoje, sem aceno do governador Elmano de Freitas.

27/02/2023 | Madson Vagner | Ceará

Sem acesso ao Governo do Estado, um grupo com mais de 100 pesquisadores e estudantes universitários de todo o estado do Ceará, se reuniram com o deputado federal Idilvan Alencar (PDT), na sexta-feira, 24. Na pauta da reunião, que aconteceu de forma remota, o reajuste das bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE).

Alunos e professores, reivindicam que os valores ofertados pela Funcap, acompanhe o reajuste oferecido pelo governo federal para bolsas da Capes e CNPq, congeladas há 10 anos. Outra reivindicação é que seja criado um calendário de pagamento das bolsas, hoje, sem data certa para o repasse aos bolsistas. Os bolsistas reclamam que, mesmo com o anuncio do governo federal, o governador Elmano não se manifestou.

Idilvan se comprometeu em conversar com o governador Elmano e com a secretária Sandra Monteiro para discutir alternativas para o reajuste das bolsas e a criação do calendário de pagamentos, além da melhoria das condições de trabalho dos pesquisadores. No reajuste concedido pelo governo federal, Idilvan conseguiu incluir os bolsistas do Prouni.

Relacionadas:

Topo