Em Juazeiro, lideranças do PT garantem que vaga de vice-governador será do partido

A garantia foi pelo deputado federal José Guimarães em conversas com apoiadores, durante o evento de aniversário no domingo, dia 20.

22/02/2022 | Madson Vagner | Ceará

Reunida na região em Juazeiro do Norte para festejar os 42 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), a cúpula estadual da sigla garantiu que a vaga de candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo PDT, será indicada pelo partido. A garantia foi pelo deputado federal José Guimarães em conversas com apoiadores, durante o evento no domingo (20).

A tese foi reforça pelo ex-prefeito Manoel Santana, que avaliou que “muita coisa ainda deve acontecer nos próximos meses”, se referindo a uma provável indicação de Fernando Santana a vice-governador. Maior liderança política do PT de Juazeiro, Dr. Santana aproveitou o momento para anunciar apoio às candidaturas de Fernando Santana estadual e Guimarães a estadual.

Durante seu discurso, o ex-prefeito pediu que o partido tivesse mais apoio das forças estaduais da sigla para retomar o protagonismo que teve antes. Nos bastidores, Dr. Santana articula uma candidatura do partido à prefeito de Juazeiro. Hoje o nome mais comentado seria do deputado Fernando Santana, com domicílio eleitoral no município.

Sobre a sucessão estadual deste ano, Guimarães disse que o acordo para manter a aliança com o grupo dos irmãos Cid e Ciro Gomes, passa pela indicação. Durante seu discurso, Guimarães disse que o partido no Ceará está em um momento crucial. “Desde de sexta-feira que eu estou com o Fernando Santana aqui no Cariri. Já tivemos em várias cidades. Já recepcionamos o bispo dom Magnus; já fomos para a missa do Padre Cícero; já recebemos prefeitos, vereadores…” disse.

Na base governista, a direção do PSD, liderada pelo ex-vice-governador Domingo Filho, também, reivindica a indicação de vice na chapa. Outro que deve entrar na articulação para garantir a vaga é o MDB do ex-senador Eunício Oliveira, que está sendo sondado para uma possível aliança. O MDB teria o direito de indicar o vice do PDT e o suplente a senador.

A vaga para a disputa ao Senado está definida e deve ser assumida pelo governador Camilo Santana que, provavelmente, se afaste do Governo em março próximo. O nome que estará a frente da chapa para governador, ainda, não foi definido. Concorrem a vice-governadora Izolda Cela, o presidente da Assembleia Legislativo, Evandro Leitão, e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; todos do PDT.

Cenário Nacional

Sobre o encontro com o novo bispo Diocesano do Crato, dom Magnus Henrique, Guimarães lembrou uma entrevista onde o religioso teria dito que “se Juazeiro ama o Padre Cícero, não pode nem um voto a esse impostor (Bolsonaro) que veio pra cá dizer que Padre Cícero de Juazeiro ficava era em Pernambuco”.

Guimarães disse ainda que o ex-presidente Lula virá ao Cariri em março para visitar, entre outros, a Transposição do Rio São Francisco. Revelou, também, que se o PT chegue ao poder, vai reestatizar a Eletrobras e recuperar os Correios, além de mudar a política de preços da Petrobras.

Guimarães finalizou convocando a militância petista a rebater as fake news nas redes sociais durante a campanha.

(Jornal do Cariri).

Relacionadas:

Topo